O RACISMO INSTITUCIONAL E SEUS CONTORNOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Flávia Gilene Ribeiro Candida Soares da Costa

Resumo

Este trabalho exibe resultados de uma pesquisa de mestrado que analisou as implicações do racismo institucional na educação básica, expondo os seus contornos desencadeados em uma escola pública do município de Cuiabá-MT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utilizou de alguns elementos etnográficos de investigação empírica, na abordagem metodológica como caderno de campo, observação, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Ao analisar os dados constatou-se que o racismo institucional está presente na referida escola, alimentado por mecanismos intraescolares que produzem a naturalização do racismo, atingindo sobremodo o desenrolar cotidiano da instituição. Profissionais da educação e familiares desconhecem as nuances que o racismo confere à coletividade negra. Os alunos são os únicos que reconhecem a presença do racismo.

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Como Citar
RIBEIRO, Flávia Gilene; DA COSTA, Candida Soares. O RACISMO INSTITUCIONAL E SEUS CONTORNOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. 24, p. 392-408, fev. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/457>. Acesso em: 17 out. 2021.
Seção
Artigos