BULLYING RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A FIGURA DA MULHER NEGRA NO ACOLHIMENTO DA DOR DA COR DA PELE: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA

Main Article Content

Gisele Pires da Silva Maria Cristina Schefer

Resumo

Este artigo, excerto de dissertação de mestrado em desenvolvimento, apresenta uma breve revisão bibliográfica sobre o bullying por injúria racial na Educação Básica e o feminismo negro. Para tanto, foi consultada, principalmente, a plataforma de busca Scientific Electronic Library Online (Scielo). Optamos por publicações de mestres e doutores no período dos últimos 10 anos, a fim de mapear tanto as permanências quanto as divergências e/ou inovações nas pesquisas sobre as temáticas. Neste empreendimento investigativo, concluímos que: a) é comum a violência escolar ou o bullying racial na Educação Básica, bem como a negação desses eventos por profissionais da escola; b) o processo de empoderamento negro tem sido garantido pelas mulheres negras.

Article Details

Como Citar
SILVA, Gisele Pires da; SCHEFER, Maria Cristina. BULLYING RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A FIGURA DA MULHER NEGRA NO ACOLHIMENTO DA DOR DA COR DA PELE: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 13, n. 35, p. 387-402, fev. 2021. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/909>. Acesso em: 17 out. 2021.
Seção
Artigos