ESCRAVIDÃO E TRAJETÓRIAS DO PÓS-EMANCIPAÇÃO EM SÃO FRANCISCO DO CONDE: NOTAS DE PESQUISA (SÉCULOS XIX E XX) notas de pesquisa (séculos XIX e XX).

Main Article Content

Idalina M Almeida Freitas Tatiana Florentino Santana Elzira Sá Juciara Viana

Resumo

Este texto busca apresentar notas de pesquisa cujo objetivo é traçar reflexões numa perspectiva histórica, acerca do município de São Francisco do Conde, localizado no recôncavo baiano, considerando o recorte temporal entre o final do século XIX e ao longo do século XX. Pretende-se refletir com base em fontes que denotam as experiências que caracterizaram os momentos finais do regime escravista e os destinos no pós emancipação de comunidades negras rurais, nos amparando em categorias tais como trabalho, família, gênero, geração e nos aportes teóricos da história social da escravidão e do trabalho. Num segundo momento, seguindo o rastro desses passados presentes, iremos traçar pequenas trajetórias de dois  personagens negros e negras que contribuíram para pensar a história do município e as experiências no pós emancipação.


Palavras-chave: Comunidades negras – pós emancipação – recôncavo baiano – trabalho.

Article Details

Como Citar
FREITAS, Idalina M Almeida et al. ESCRAVIDÃO E TRAJETÓRIAS DO PÓS-EMANCIPAÇÃO EM SÃO FRANCISCO DO CONDE: NOTAS DE PESQUISA (SÉCULOS XIX E XX). Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. Ed. Especi, p. 563-590, ago. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/933>. Acesso em: 27 out. 2021.
Seção
Caderno Temático