A Revista da ABPN é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado com periodicidade trimensal pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em versão eletrônica, disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista. Seu principal objetivo é dar visibilidade às discussões sobre relações raciais a partir da produção de pesquisadores(as) e intelectuais negros(as), bem como de outros(as) comprometidos(as) com a promoção da equidade racial e a produção de conhecimento sobre África e diásporas africanas, em escalas nacional e internacional. Tem como público-alvo pesquisadores(as) e comunidade acadêmica em geral,  membros de organizações e instituições que trabalham com a questão racial, pessoas interessadas no debate sobre as relações raciais.

Revista da ABPN | v. 14 n. Ed. Especial | Julho 2022| Caderno Temático “AFRO-NEGRAS-AMAZÔNIDADES”

v. 14 n. Ed. Especi (2022)

Bem-vindas(os) leitores(as) da nossa Revista da ABPN!

 

Bem-vindas(os) ao Caderno Temático “Afro-Negras-Amazônidades”. Esta publicação resulta da contribuição compromissada e valiosa de cada autor(a) que se dispôs a “traçar algumas faces da luta do movimento negro e de mulheres negras na Amazônia e suas estratégias de articular as organizações negras em torno da discussão da questão negra e da luta antirracista “. Destacamos a importância de que em face a todas as atrocidades cometidas contra os povos amazônicos, o protagonismo feminino e negro se faz ouvir, sentir e ocupar espaço de centralidade na luta, defesa e garantia de direitos de uma Amazônia que também é negra. Isso evidencia a potencialidade e uma produção de conhecimento alinhada com a luta antirracista e o fazer científico que caracteriza a nossa ABPN.

Esse comprometimento científico e antirracista transparece no processo de elaboração do nosso Caderno Temático, o qual foi organizado por intelectuais de reconhecida trajetória em seus campos de atuação: Dra. Zélia Amador do Deus/Universidade Federal do Pará – UFPA; Esp. Raimunda Nilma de Melo Bentes/ Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA e Dra. Maria Albenize Farias Malcher/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA. A cada uma expressamos nosso reconhecimento e gratidão pelo trabalho realizado.

O Caderno Temático “Afro-Negras-Amazônidades” reúne 09 (nove) artigos e 02 (duas) entrevistas que a partir do contexto negro-amazônico expõem a dinâmica de enfrentamentos  ao racismo ambiental,  opressões e violências que atingem especialmente comunidades quilombolas e mulheres negras. Esses enfrentamentos emergem frutos das experiências vividas e compartilhadas historicamente e na contemporaneidade, assim são leituras que convidam a cada leitor(a) para uma troca reflexiva e propositiva sobre como a produção de conhecimento além de ser um exercício de poder, como já evidenciado por sujeitas (os) e organizações negras diaspóricas, tem no ato de sua publicação, um ato político.

E esse ato se materializa na publicação na nossa Revista da ABPN, a qual não existiria sem autoras(es) e leitoras(es) alinhados com uma perspectiva representativa de nosso papel social. Também, ressaltemos o papel fundamental de parceiros e parceiras que ajudaram a viabilizar essa publicação:  pareceristas, tradutores/as, editores/as, secretaria, Conselho Editorial, Conselho Consultivo e Diretoria da ABPN.

 

Sigamos!

COLEÇÕES NEGROS E NEGRAS

CADERNOS TEMÁTICOS