Revista da ABPN |Abril 2021 | Caderno Temático "Políticas de Ação Afirmativa: Análises e Proposições"

v. 13 n. Ed. Especi (2021)

Prezadas/os Leitoras/es,

 

É com satisfação que essa editoria apresenta o caderno temático “POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: ANÁLISES E PROPOSIÇÕES” da Revista da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Todavia, permanecemos nessa crise civilizatória (pandemia de Covid-19, crise econômica e, sobretudo, crise política) que afeta de maneira muito particular nossas instituições de ensino, professores/professoras, discentes e a nós: a população negra. Desta forma, manifestamos aqui nossa solidariedade com todos/as nossos/os irmãos e irmãs e desejamos força para o momento.

Este caderno temático, foi organizado pelas professoras Dra. Silvani dos Santos Valentim, que é Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação, e a Dra. Iraneide Soares da Silva, que graduada em História, Metra em Educação e Doutora em História Social.

 Este caderno, busca advogar por debates reflexivos sobre as políticas de ações afirmativa, tanto em espaços institucionais, quanto em espaços políticos. O dossiê foi estruturado da seguinte forma:

 

  • APRESENTAÇÃO DO CADERNO TEMÁTICO: “POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: ANÁLISES E PROPOSIÇÕES”
  • COTAS PARA A POPULAÇÃO NEGRA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ: MOBILIZAÇÕES, IMPLEMENTAÇÃO E DESAFIOS
  • ENSINO MÉDIO INTEGRADO E AÇÕES AFIRMATIVAS: O PERFIL RACIAL DISCENTE DO IFCE CAMPUS JAGUARIBE
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS E A DESCONSTRUÇÃO DE NOÇÕES BIOLOGIZANTES E PSEUDOCIENTÍFICAS SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS: EM DEFESA DAS COTAS RACIAIS
  • EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS
  • NEGROS NO AMAZONAS: CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL E AÇÃO AFIRMATIVA
  • UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, PARA QUÊ? E PARA QUEM? UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES AFIRMATIVAS PARA NEGROS (AS) NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UnB
  • INSTITUCIONALIZANDO AÇÕES AFIRMATIVAS NO IFPA: A RENNEABI E A HETEROIDENTIFICAÇÃO
  • O IMPACTO POLÍTICO-TERRITORIAL DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS: REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
  • AS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E A INSERÇÃO DE ESTUDANTES NEGROS E INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.

 

Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, ao Conselho Editorial, ao Conselho Consultivo, à Diretoria e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação desse número e que tornaram factível sua continuidade. Convidamos os/as leitores/as a navegarem por essas narrativas aqui compartilhadas.

 

Modupé!

Publicado: 2021-05-06

APRESENTAÇÃO

Anna Mª Canavarro Benite, Cintia Camargo Vianna, Mércia Otaviana Barbosa de Sá, José Antonio Novaes da Silva

... 1-3

ENSINO MÉDIO INTEGRADO E AÇÕES AFIRMATIVAS: O PERFIL RACIAL DISCENTE DO IFCE CAMPUS JAGUARIBE

Elimardo Cavalcante Bandeira, Domingos Juvenal Nogueira Diógenes, Cristiane Sousa da Silva

... 38-56

EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS

Izanete Marques Souza, Eliana do Sacramento de Almeida, Ana Lúcia Gomes da Silva

... 82-102

NEGROS NO AMAZONAS: CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL E AÇÃO AFIRMATIVA

Jéssica Dayse Matos Gomes, Renilda Aparecida Costa

... 103-119

INSTITUCIONALIZANDO AÇÕES AFIRMATIVAS NO IFPA: A RENNEABI E A HETEROIDENTIFICAÇÃO

Ana Célia Barbosa Guedes, Laurenir Santos Peniche, Mábia Aline Freitas Sales

... 145-168